Prefeitura começa a distribuir os carnês de IPTU 2020

por Ascom Última modificação em 10/03/2020 | 9h 12min |

A data para pagamento em cota única ou do vencimento da primeira parcela é 30 de março

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal da Fazenda e Suprimentos, iniciou a distribuição de cerca 47.000 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), via Correios, referente ao exercício de 2020. Com o cronograma de confecção e distribuição em dia por parte da administração municipal, o contribuinte começa a receber os carnês antes do vencimento tanto da primeira parcela como do pagamento em cota única com 15% de desconto no imposto, que será no dia 30 de março. Ainda de acordo com a secretaria, o contribuinte poderá também optar por pagar o IPTU em até dez vezes.

Com os carnês em mãos, o tributo poderá ser pago nos Correios, Banco Itaú, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, ou na rede lotérica. Se o contribuinte optar por outra instituição bancária deverá imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site da prefeitura www.alfenas.mg.gov.br  Carnê IPTU

O contribuinte que não receber o carnê nos próximos dias poderá imprimir o documento também no site da prefeitura ou procurar o setor de Arrecadação/IPTU, Central de Atendimento, na Praça Fausto Monteiro, 310. O horário para atendimento no mês de março será de 7 às 18 horas, até que os carnês sejam entregues pelos Correios.

Os carnês já foram enviados pelo município, afirma o secretário Rodolfo Gonçalves Chaib, da Secretaria de Planejamento e Gestão. Neste ano, o IPTU teve reajuste de 3,37%, referente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme estipulado em legislação municipal, Decreto nº 2.500 de 18 de fevereiro de 2020.

A prefeitura informa que 25% do IPTU é destinado para a Educação, 15% para a Saúde e o restante é aplicado em obras de manutenção no município e outros investimentos.