Alfenas fortalece ações de combate à violência

por Ascom Última modificação em 11/03/2020 | 17h 12min |

Alfenas foi sede da primeira capacitação do Programa Selo Prevenção Minas

Dentro do Programa de Políticas de Prevenção à Criminalidade, Alfenas sediou a primeira capacitação do “Programa Selo Prevenção de Minas”, realizada na terça-feira (10/03), no Salão de Eventos da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano). Aproximadamente 90 parceiros da rede da educação, saúde, cultura, assistência social, esporte, conselhos municipais, Defensoria Pública Estadual, Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, organização não governamentais e sociedade civil participaram do evento. O encontro é uma realização da Subsecretaria de Políticas de Prevenção à Criminalidade (Supec), que integra a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Prefeitura de Alfenas.

A ação é inédita em segurança pública e teve como objetivo preparar aos atores municipais para a disseminação de práticas de prevenção à criminalidade. Durante o encontro foram abordadas as temáticas: - programa Selo Prevenção de Minas, estratégias de prevenção à criminalidade e trabalho em rede de segurança cidadã.

A capacitação foi ministrada pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes; pela pesquisadora do Núcleo de Estudos em Segurança Pública da Fundação João Pinheiro (NESP/FJP), Amanda Matar; pela Diretora Estadual do Programa Selo Prevenção Minas, Bruna Marques; e pela articuladora de prevenção a criminalidade no município de Alfenas, Cláudia Martins.

“A primeira capacitação do Selo Prevenção Minas em Alfenas é um marco e um passo importante no avanço do Programa no município”, avaliou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes.

De acordo com a metodologia do programa, a capacitação conclui a primeira etapa do programa no município com êxito, informa a articuladora de prevenção a criminalidade no município de Alfenas, Cláudia Martins. “A participação e o envolvimento de todos é fundamental para o programa”, ressaltou a articuladora.

Alfenas já é reconhecida no estado de Minas pelos seus trabalhos sociais e ações efetivas direcionadas ao combate à criminalidade, e foi escolhida como a primeira cidade piloto a receber o novo programa de Prevenção à Criminalidade do Governo do Estado, um projeto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), propondo ações de prevenção à criminalidade, qualificando as ações desenvolvidas para evitar que o crime aconteça.

Diante disso, Alfenas mobilizou as forças de segurança pública no município, criando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal; com implantação de câmeras de monitoramento 24 horas, auxiliando as forças de segurança e contribuindo para a redução da criminalidade, além das políticas sociais desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com a Comunidade Terapêutica para recuperação de usuários de drogas. O fortalecimento da segurança pública em Alfenas se faz presente também com a integração das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, sendo fundamental para o avanço da redução dos índices de criminalidade.

Hoje, o portal do Governo do Estado de Minas trouxe matéria intitulada: “Políticas de Prevenção à Criminalidade são expandidas para Alfenas, no Sul de Minas”, onde aponta Alfenas sendo o primeiro município a receber capacitação para fortalecer e criar ações públicas direcionadas ao combate à violência local.

Segundo dados oficiais da Polícia Militar, divulgado nesta semana, Alfenas nos últimos quatro anos apresenta expressiva redução de crimes violentos, conforme gráfico abaixo.