Alfenas ganha a primeira sala bilíngue para surdos

por Ascom Última modificação em 16/03/2020 | 10h 46min |

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas, inaugura a primeira sala bilíngue para surdos no Município. A cerimônia de inauguração da sala será realizada no dia 23 de março, a partir das 14 horas, na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira – Polivalente.

Segundo a SMEC a sala contará como apoio para integração de toda a comunidade surda de Alfenas, servindo também como sala de recurso, para o contra turno, além de ser um importante espaço formativo e de capacitação para a população e profissionais na área de LIBRAS, afinal, é preciso incentivo para que se entenda a língua natural, que é a LIBRAS, como forma de reconhecimento e valorização da cultura surda.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, a professora Tani Rose Ribeiro, a educação bilíngue é fundamental, e responsável por reparar uma das lacunas existente sobre esse tema, dentro da Educação formal. “Por isso tem se tornado uma das prioridades de atuação da Secretaria, onde tentamos de pouco em pouco, com muito trabalho e conhecimento, romper com essas barreiras, sejam elas físicas, intelectuais ou sociais”, explica a secretária.

CONFIRA ABAIXO VÍDEO SOBRE O PROJETO SALA BILÍNGUE EM ALFENAS